Muitos daqueles que hoje vestem camisetas do Slipknot e escutam suas músicas, mal sabem que a banda já completou 10 anos de existência, tempo marcado por altos e baixos, escândalos e muito sucesso. Veja a cronologia abaixo:
1992:
A banda começa sua primeira triagem, inicialmente com Shawn Crahan, Paul Gray, Anders Consefni e Patrick Neuwirth. Nessa época ainda gravaram as músicas “Slipknot”, “Idiot”, “Whats Wrong”, “Wise Up” e a tão conhecida “Gently”. Mas por motivos de falta de tempo para a banda, eles resolveram dar uma pausa.
1995:
Shawn Crahn e Anders Consefni resolveram retomar a banda. E para dar mais destaque à banda, eles resolveram juntar um elemento especial: a percurssão, e assim entrou na banda Quan Nong e Donnie Steele para serem os guitarristas. Mas logo mais, Quan Nong deixaria a banda. Inicialmente Shawn Crahn era o baterista, mas ao perceber que a banda não tinha muita graça, Joey Jordison foi convidado a participar, depois de ver um ensaio da banda, logo Joey Jordison aceitou a proposta, e Shawn Crahn passou para a percussão. Mais além, foram produzidas mais musicas, assim como “Confessions”, “Some Feel”, “Tattered and Torn”, “Killer Are Quiet”, “Part of Me”, “Do Notting/Bitchslap”.
Assim, a primeira apresentação foi feita em um lugar chamado Runaway (“fuga”), na época, o único lugar da cidade de Des Moines onde se aceitava um som pesado. Nessa época em um de seus ensaios Shawn Crahn em uma brincadeira levou sua mascara de palhaço, nessa brincadeira a banda gostou da idéia e cada um trouxe a sua máscara, e colocaram mais um elemento, seus macacões. Nessa época Shawn Crahn começou a correr atrás de estúdios para poder gravar o primeiro álbum independente. E encontrou, assim a banda dedicou todo o seu tempo produzindo Make Feed Kill Repeat.
1996:
No começo deste ano, Donnie Steele saiu da banda. E assim Graig, entrou para a banda como guitarrista. Mas já estavam em processo final do álbum. Neste ano ocorreu o primeiro show do Slipknot oficial, exatamente no dia 04 de abril. O lugar era chamado de The Safári (Que mais tarde foi comprado por Shawn Crahn). Mas a banda ainda queria inovar o seu estilo. Assim, Craig passou a fazer o Slamper e deu lugar a Mick Thomson na banda. Depois disso o primeiro álbum independente foi lançado, e sempre distribuído em seus shows. Assim a banda entrou em competições entre bandas locais e sempre ganhava, formando seus primeiros admiradores. Depois de um bom tempo parado por problemas entre os integrantes, a banda retornou, e se apresentando para uma média de 12 mil pessoas, se lançando cada vez mais na cena Underground. E neste mesmo ano encontram seu atual DJ Sid Wilson.
1997:
Corey Taylor entra na banda, afinal a proposta era irrecusável - Ou ele entrava na banda, ou era espancado pelos integrantes do Slipknot. E claro ele não teve dúvidas, entrou na banda, assim Anders Consefni passa para a segunda percussão dando lugar a Corey Taylor nos vocais. Acabou que fizeram os últimos dois shows com Anders Consefni. Após este episódio, a banda voltou em estúdio para gravar seu segundo álbum independente, incluindo a primeira musica escrita por Corey Taylor, “Me Inside” com o Slipknot, algumas musicas já lançadas no M.F.K.R., e mais “Carve”, “Coleslaw”, “Windows e May 17th” e “Scissors”. Mais não chegou a ser lançado.
1998:
Neste ano encontram Ross Robinson (assim chamado como o 10º membro da banda, e na época, era também produtor de Korn, Sepultura e Limp Bizkit), e assinam um contrato com a atual gravadora Roadrunner Records, e começam a produzir o primeiro álbum.
1999:
E é produzido o cd, com o novo elemento: James Root. Neste mesmo ano também é lançado a VHS da banda “Welcome To Our Neighbourhood”. A banda se apresenta no Ozzy Fest, tendo assim uma grande oportunidade, e ganhando legião de fãs.
2000:
A banda começa a fazer turnês pelo Estados Unidos, levando seu nome e sua originalidade a muitas pessoas, e fãs. Neste mesmo ano eles entram em estúdio para a produção do seu segundo álbum.
2001:
Em maio deste ano, a banda apressou suas novas máscaras em Lisboa, para um público de 5 mil pessoas. Lá, o grupo tocou quatro músicas inéditas. No final de agosto, saiu o novo álbum IOWA, com 14 faixas. Daí, a partir de setembro, juntamente com System of a Down, Mudvayne, American Head e Charge , eles se lançam na turnê “Pledge of Allegiance Tour”.
2002:
O dia 9 de fevereiro de 2002 foi marcado na trajetória da banda, neste dia foi gravado seu DVD (Disasterpieces), uma superprodução feita em Londres, na Inglaterra. E com um elemento surpresa, a musica “Purity” (e até então, uma musica que nunca foi colocada em seus álbuns oficiais).
2003:
A banda deu uma pausa na sua carreira. E neste mesmo ano Paul Gray se acidenta com seu carro, e nele é encontrado entorpecentes. Assim Paul Gray foi preso por ser usuário e pagou sua pena em regime aberto. Joey Jordison monta uma banda com Wedsnay13 chamada “MurderDolls”, e Corey Taylor e James Roots retoma a sua banda antes do Slipknot, “Stone Sour”, gravando cd, e fazendo shows. No final do mesmo ano a banda se reúne novamente para lançar seu terceiro álbum, para a alegria de muitos fãs que já achavam que a banda havia acabado. O álbum foi gravado dentro de uma mansão mau-assombrada (houdini), onde a banda viveu até terminar seu álbum, assim se dedicando totalmente. E em outubro vai ao ar a home page oficial da banda (www.slipknot1.com).
2004:
Então, o terceiro álbum tão esperado da banda The Subliminal Verses foi lançado. E acontece também a gravação do video “Dulity”. E suas turnês começam no festival Rock in Rio Lisboa, passando pela Europa, Ásia e Estados Unidos.
2005:
Começam o ano sendo conhecidos por pessoas em todos os países e legiões muito grandes de fãs. Shawn Crahn se ausenta de algum shows da banda por que sua esposa sofre da doença de Crohn (doença crônica que destrói os intestinos). Ganham então um disco de platina pelo seu primeiro álbum Slipknot, por ter sido vendido mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos. O terceiro álbum da banda estoura e ganham disco de platina pelo The Subliminal Verses após ter vendido mais de 1 milhão e meio de cópias. No Japão é lançada uma nova versão do ultimo álbum lançado da banda, que vem com um cd bônus, com musicas gravadas há muito tempo pela banda, mas nunca encaixadas em seus antigos álbuns. Em seus shows são gravadas as músicas, e é lançado o primeiro álbum ao vivo da banda, o 9.0:Live.
2006:
Ano dedicado aos projetos paralelos de alguns integrantes da banda: Corey e Jim no Stone Sour, Joey tocara na atual turnê do Ministry, Shawn seguirá com seu projeto To My Surprise e Sid com o AMPT.
A banda fatura o Grammy na categoria "Melhor performance de Metal" com a música Before I Forget.
2007:
O Stone Sour, banda paralela de Jim Root e Corey Taylor encerrou sua turnê no dia 27 de Outubro de 2007.
Joey foi convidado pra tocar com o Korn em uma turnê que se encerrou dia 28 de Outubro de 2007.
Joey foi convidado pra tocar com o Korn em uma turnê que se encerrou dia 28 de Outubro de 2007.
2008:
A banda volta aos estúdios e grava o quarto CD "All Hope Is Gone". Em Junho a banda disponibiliza gratuitamente a faixa que leva o título do novo disco e em Julho lança o primeiro single, 'Psychosocial'. O Slipknot inicia uma turnê em 9 de Julho com a participação de bandas de peso como Disturbed, Dragonforce e outras no Rockstar Energy Mayhem. O novo trabalho da banda é lançado em 26 de Agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário